Piano Solo
Categoria Principal
Contempla candidatos até aos 18 anos de idade
Categoria Júnior
escalão A (até aos 15 anos)
escalão B (até aos 12 anos)
escalão C (até aos 10 anos)
* A idade a ter em conta é a do candidato a 14 de Maio de 2021 (data limite para envio de gravações).
Música de Câmara com Piano
Categoria A
dos 16 aos 18 anos (média de idades do grupo)
Categoria B
dos 12 aos 15 anos (média de idades do grupo)
* A idade a ter em conta é a média arredondada de idades dos candidatos a 14 de Maio de 2021 (data limite para envio de gravações). No caso de a média de idades ser igual a 15,5 será o grupo a decidir em que categoria pretende concorrer.
Música de Câmara com Piano
contempla candidatos até aos 20 anos de idade
A partir do dia 28 de maio de 2021…
António Teves — Presidente do Júri
António Fernandes Gil de Teves é natural de Ponta Delgada, Açores, onde iniciou os seus estudos musicais com a Professora Manuela Cunha de Mendonça.
Mais tarde, ainda no Conservatório Regional daquela cidade, concluiu o Curso Geral de Piano na classe de Margarida Magalhães de Sousa, de quem também foi aluno de Harmonia, tendo ainda estudado, durante o seu percurso naquele estabelecimento de ensino, com a Professora Maria Teresa Oliveira Rodrigues — História da Música e Acústica.
Em 1972 e 1973 foi-lhe atribuído o 1.º Prémio Dame Ruth Railton, tendo, em 1973, recebido, como parte do prémio, uma viagem a Londres, que o levou até à Royal Academy of Music, onde assistiu a cursos ministrados pelos Professores Ruth Harte e Vivian Langrish.
No Conservatório Nacional, em Lisboa, foi discípulo de piano de Maria Cristina Pimentel e estudou, também, Análise Musical com Filipe Pires, História da Música com Maria Augusta Barbosa, Formação Musical com Elisa Lamas e Música de Câmara com François Broos.
Em 1977 foi-lhe atribuída uma Menção Honrosa no Concurso Varela Cid.
Durante o ano lectivo 1978/1979 foi pianista acompanhador no Conservatório Nacional, em Lisboa.
Participou em Acções de Formação dirigidas pelos pianistas Jörg Demus, Sequeira Costa, Dmitri Paperno, Dmitri Bashkirov, Vladimir Viardo e Galina Egiazarova.
Apresentou-se a solo e em conjunto (duos) nos Açores, em Lisboa (no Salão Nobre do Conservatório Nacional), no Porto (Delegação da JMP), em Braga e para a RTP-Açores.
Colaborou com a Soprano Helena Pina Manique em dois recitais dedicados a Schubert e Schumann, respectivamente, com a Soprano Helena Afonso em recitais dedicados a música espanhola, com a soprano Eulália Mendes em programas essencialmente dedicados a repertório operático e com a soprano Luísa Alcobia Leal, em recitais consagrados a Mozart, Schubert e Poulenc. Formou um duo, que manteve durante oito anos, com a flautista italiana Alessandra Giura Longo, tendo o repertório que apresentaram incluído obras do Barroco ao século XX.
Apresentou-se também com a violinista Melinda Molnár e com o violoncelista Tibor Molnár (Hungria), que permaneceram alguns anos em Ponta Delgada, como professores do Conservatório Regional.
Durante o ano lectivo 1992/1993, permaneceu em Lisboa, equiparado a bolseiro, tendo estudado com o Pianista Miguel Henriques. Nessa altura, apresentou-se nas séries de recitais levados a cabo pelo Maestro José Atalaya.
Foi professor no Conservatório Regional de Ponta Delgada de 1976 a 2011, onde leccionou Piano, Formação Musical e Música de Conjunto. Foi ainda pianista acompanhador e co-repetidor junto das classes de Canto, função com que encerrou a sua carreira docente.
Diana Botelho Vieira
Diana Botelho Vieira nasceu na ilha de São Miguel, Açores, em 1984. Tem-se apresentado em recitais de piano e de música de câmara em Portugal, Espanha, França, Estados Unidos da América e América do Sul. Laureada no Prémio Jovens Músicos – RDP Antena 2 na categoria Piano, é também detentora do Búzio Revelação (Expresso das 9) e Prémio Cultura (Correio dos Açores).
Apresentou-se como solista com a Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada, a Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa (Dias da Música do CCB), e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, sob a direcção dos maestros Yuri Pankiv, Jean-Marc Burfin e Nikolay Lalov. Tocou ainda em festivais como Summer Institute for Contemporary Performance Practice (Boston), PianoFest (Chicago), Embassy Series – Uniting People Through Musical Diplomacy (Washington/DC), Meadowmount School of Music (Nova Iorque), Festival Ibérico de Badajoz, Dias da Música no CCB, e Temporada Artística dos Açores.
Estreou obras para piano solo, piano e orquestra e de música de câmara de compositores como Brett Madsen, Parisa Sabet, Sérgio Azevedo e Inés Badalo. Foi também protagonista no documentário “Bravo” (RTP) e participou na série documental da RTP “Portugueses pelo mundo – Chicago”. Lançou em Outubro de 2018 o seu primeiro CD, “A toque de caixa”, editado pelo mpmp, com música para piano para crianças de Sérgio Azevedo, e gravou em Agosto de 2019 o seu segundo CD, com música de piano a 4 mãos para crianças, do mesmo compositor, com o pianista Saul Picado, que será editado pelo mpmp.
Estudou piano com Irina Semënova no Conservatório Regional de Ponta Delgada, com Alexei Erëmine na Academia Nacional Superior de Orquestra – Metropolitana (Licenciatura) e com Ludmila Lazar no Chicago College of Performing Arts – Roosevelt University (Mestrado em Piano Performance). Tem também o Mestrado em Ensino de Música, realizado sob a orientação de Miguel Henriques e Jorge Moyano, na Escola Superior de Música de Lisboa. Em paralelo com a actividade concertística é também professora de piano na Academia de Música de Lisboa.
Emanuel Frazão
Nasceu em Ponta Delgada. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada onde, em 1978, obteve o 1.º Prémio do Concurso de Piano «Dame Ruth Railton». Em Lisboa, em 1988, obteve o 2.º Prémio do Concurso Nacional da Juventude Musical Portuguesa, e em 1990, no mesmo concurso, o 1º Prémio (ex aequo). Estudou piano no Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), na classe de Miguel Henriques. Na ESML, licenciou-se em Composição com Constança Capdeville, Álvaro Salazar e Christopher Bochmann. Paralelamente, fez cursos de aperfeiçoamento em Composição e Informática Musical no IRCAM. Como compositor, tem obras apresentadas em vários festivais, e escreveu música para cinema e televisão. Como pianista, apresentou-se a solo e em música de câmara em vários recitais. Leccionou na Universidade Católica do Porto e é professor na Academia Nacional Superior de Orquestra. É presidente da direcção da Juventude Musical Portuguesa. Foi director artístico do festival de música contemporânea Músicaçores entre 2007 e 2009 e da Temporada de Música dos Açores entre 2010 e 2012. Integrou os júris do Concurso de Interpretação do Estoril, do Prémio Jovens Músicos, do Prémio Maestro Silva Pereira, do 1st Karlovac International Piano Competition e do Concurso Internacional de Arcos «Júlio Cardona», do qual foi presidente nas duas últimas edições.
Paulo Pacheco
Paulo Pacheco (n. 1976, São Miguel), iniciou os seus estudos em piano no Conservatório Regional de Ponta Delgada com Graça Paiva Cunha e António Teves. É Licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde se formou na classe de Piano de Miguel Henriques e de Música de Câmara com Olga Prats, e detentor do Mestrado em Piano – Master in Music – pela Universidade do Norte do Texas (E.U.A) onde estudou sob a orientação de Vladimir Viardo e complementou os seus estudos no programa de especialização Chamber Music Center.
Obteve, em 2017, o Título de Especialista em Música – Música de Câmara. Atualmente, frequenta o Doutoramento em Artes Musicais da Universidade Nova de Lisboa/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e ESML.
Laureado com o 1º Prémio de Música de Câmara (nível superior) no Prémio Jovens Músicos em 1999, tem dedicado, como intérprete, uma ampla parte da sua atividade à música de câmara. É membro fundador de algumas formações de câmara, e tem vindo a integrar ensembles com particular abordagem à música contemporânea. Realizou cerca de 140 concertos, onde aprofundou e interpretou um vasto repertório com 25 registos para a Antena 2. Destacam-se os recitais realizados nos Festivais de Música em Barcelona, Toulouse, Vigo, Frankfurt, Estoril, Coimbra, Guimarães, Mafra e Açores. Apresentou-se no Museu Gulbenkian, nos Teatros São Luíz e São Carlos, Aula Magna, Culturgest, CCB e Casa da Música. Apresentou-se a solo com as orquestras Sinfónica Juvenil, Metropolitana de Lisboa, Nacional do Porto e Filarmonia das Beiras.
Paralelamente, e desde 2005, tem desenvolvido uma atividade docente exclusiva no domínio da Música de Câmara na Escola Superior de Música de Lisboa e na Academia Nacional Superior de Orquestra. Até ao momento, orientou cerca de 200 grupos em 46 tipos diferentes de formações de câmara (Licenciatura e Mestrado).
Neste âmbito, registe-se a seleção dos seus grupos para participarem no Harmos Festival no Porto, Festival Internacional de Música do Estoril, Semana da Composição da ESML e Concertos Jovens Solistas. No seu currículo docente, conta com 7 grupos laureados no Prémio Jovens Músicos – nível superior.
Tem sido convidado a orientar masterclasses de música de câmara em Portugal e em várias instituições congéneres europeias em países como Chipre, Estónia, Finlândia, Itália, Irlanda, Letónia, Polónia e Reino Unido. É membro da European Chamber Music Teachers Association.
O quinto elemento do júri será escolhido entre os docentes do Departamento de Teclas do CRPD que não têm alunos a concurso.